Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governador do MT atende suinocultores

Blairo Maggi esteve no Enipec 2004 e atendeu suinocultores que estavam no evento.

Redação SI 12/03/2004 – 11h20 – O governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Maggi, despachou nesta quinta-feira (10/03) no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária Enipec 2004 – durante toda a manhã. Egídio Vuaden, diretor do Comitê Pró-Desenvolvimento da Suinocultura em Mato Grosso, aproveitou a presença do governador no evento para solicitar mudanças na legislação ambiental que atende à atividade. De acordo com Vuaden, as leis são vagas, e precisam ser mais rigorosas, no que diz respeito aos dejetos.

A proposta é que os resíduos sejam tratados e reutilizados como fertilizantes, não sendo encaminhados para os rios e seus afluentes. “O setor está preocupado com os impactos ambientais. É uma das maneiras de valorizar a criação e reduzir as barreiras sanitárias internacionais”, declara.

Além dos dejetos, os suinocultores se preocupam com o controle de trânsito de animais, distâncias de granjas e locais urbanos e de grande circulação. “Não adianta produzirmos a melhor carne bovina do mundo, sem garantias sanitárias, que a certifiquem no mercado internacional”, acrescenta o diretor do comitê.

Vale lembrar, que o único local do mundo que alimenta os animais exclusivamente com produtos naturais é o Mato Grosso. Isso é possível porque o Estado é o maior produtor de grãos mundial.

Os suinocultores também aproveitaram a oportunidade para apresentar o projeto de cadastramento e monitoramento dos suínos do Estado. Essa ação vai ser possível por conta das parcerias entre o Comitê, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.