O Ministério da Agricultura e o Banco Agropecuário entregaram 8,4 milhões de pesos a 42 suinocultores, como parte do Plano de Contingência para a Erradicação da Peste Suína Africana que o Governo executa para conter a propagação do vírus.
Nessa demarcação 1.032 suínos foram abatidos nas últimas semanas, que pesavam 74.748 quilos.
A compensação foi feita de acordo com os preços que existem no mercado para este tipo de carne e o valor que cada produtor recebia depende do peso dos suínos de sua propriedade que foram apreendidos.
O ministro da Agricultura, Limber Cruz, disse que o setor agrícola está trabalhando para proteger os núcleos genéticos e oferecer à população um novo e melhorado repovoamento de suínos, assim que o vírus for erradicado do país.
O chefe da pasta agrícola disse que o Governo dará o apoio necessário aos suinocultores que pretendam dedicar-se a outras atividades agrícolas, como financiamento fixo e colocação de matérias-primas para que continuem a trazer o pão de cada dia para casa. .
“Contamos com o Governo da República Dominicana, temos um Presidente que nos apoiou em todo o caminho para a erradicação total deste vírus”, disse o Ministro Cruz.
A entrega dos cheques foi realizada no governo provincial e o administrador do Banco Agrário, Fernando Durán, acompanhou o Ministro da Agricultura; Governador Delis Almonte; o prefeito do município de Sabaneta, Félix Martes, e o deputado Nicolás López.