Mais de 7 milhões de toneladas de produtos estocados pela Conab em armazéns do governo e de terceiros vão ser vistoriados por técnicos da estatal nos próximos meses. Só de milho serão 5,3 milhões t, sendo mais da metade em Mato Grosso.
Esta é a primeira inspeção de uma série de nove etapas que ocorrerão em todos os Estados onde haja estoques públicos. Na fase atual, que começou no dia 25 de janeiro e que vai até o dia 12 de fevereiro, estão sendo fiscalizadas unidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. A maioria dos produtos é oriunda de programas como Contrato de Opção e Aquisição do Governo Federal (AGF).
Segundo o superintendente da área, Josenewton Santos, o grande volume se deve ao excesso de grãos não comercializados no mercado externo, devido a crise internacional. Este ano, a Conab promoverá essas ações mais intensamente, de forma aleatória e fora da programação anual. Para Santos, esta é mais uma maneira de manter a União atenta ao controle dos estoques e de aprimorar o processo de fiscalização.