Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo não dá importância para a crise da suinocultura

<p>Desde o início da crise, Zonta iniciou uma ofensiva para levantar o embargo russo à importação de carnes brasileiras e aproximar os dois países.</p>

Redação (11/05/06) – Zonta propôs-se a chefiar uma delegação de deputados à Rússia e discutiu o assunto com o embaixador daquele país, em Brasília, Vladimir Tyurdenev, em várias audiências.

Zonta mobilizou a Comissão da Agricultura da Câmara; colocou o tema na pauta do Congresso e promoveu uma via-crúcis de visitas aos ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Ministério das Relações Exteriores e demais altos escalões do governo, inclusive a Presidência da República, reivindicando providências. Propôs que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fosse à Moscou e, na volta, visite a Organização Internacional de Epizootias (OIE). Zonta prega maior cooperação entre o governo brasileiro e a OIE.

Zonta aprovou, através da Comissão de Agricultura, requerimentos para que ministros e outras autoridades fossem explicar as medidas que estavam tomando para equacionar a crise.

Por outro lado, Odacir Zonta articula criação da Frente Parlamentar da Suinocultura que já conquistou o apoio de entidades nacionais do setor como Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), a CNA e a OCB. A bancada da suinocultura será instalada neste mês de maio, durante a realização de Fórum Nacional da Suinocultura, em Brasília.

Estamos defendendo os suinocultores, mas o governo que tem o poder de resolver não tem priorizado a questão e as providências até aqui tomadas foram inconsistentes e insuficientes, protesta o parlamentar catarinense.