Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grandes campeões e bons negócios para os produtores na Expointer 2006

<p>Evento durou nove dias e atendeu as expectativas dos participantes.</p>

Redação (04/09/06)- Durante os nove dias de feira, produtores, expositores e visitantes puderam observar no pavilhão dos suínos os melhores exemplares das raças Duroc, Landrace, Large White e também animais híbridos. Nos dias 29 e 30 de agosto aconteceram os julgamentos que apontaram os grandes campeões.

Para Clair Antônio Lusa, proprietário da Granja Suruvi, de Concórdia, SC, que há cinco anos participa da Expointer com seus animais, o andamento da feira foi dentro do esperado. Ele participou com o objetivo de vender todos os 32 animais que trouxe para a Expointer este ano. Para Lusa, este tipo de exposição deveria ocorrer em mais regiões do Estado para privilegiar e proporcionar a participação de mais pequenos produtores. Elogiou a coordenação e o trabalho da  Acsurs que, segundo ele, ajuda a estimular o desenvolvimento do material genético dos pequenos produtores. O produtor Cleto Johner, da Granja Altamir, de Cruzeiro do Sul, por três anos consecutivos a Cabanha Destaque, também garantiu que a feira foi muito boa para os negócios e com a participação de animais de alto padrão.

Sobre o padrão dos animais que estavam participando este ano, o jurado de admissão, Carlos Feliz Maggioni, afirmou que as raças puras, como a Duroc, representadas em menor número, estavam com bom nível de desenvolvimento de caracteres zootécnicos típicos da raça. E sobre os animais da raça Large White, Maggioni informou que foi a melhor representada, não só em quantidade, mas em qualidade, pelo melhor ganho de peso. Em relação à raça Landrace, o jurado elogiou o nível das fêmeas. Bons exemplares que podem ser adquiridos por qualquer granja para garantir o padrão genético do seu plantel, observou.

O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, comemorou os resultados positivos da Expointer. Segundo ele, o evento oportuniza não só visibilidade para os produtores menores mas grandes negócios e contato direto com seus principais clientes. Para Folador, é uma vitrine para o produtor apresentar o melhoramento genético de seus animais.

 Classificação dos animais

O jurado de classificação, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, comentou que a feira e os julgamentos são importantes para que os criadores mantenham as raças puras e trabalhem o melhoramento delas. O professor também elogiou o alto padrão zootécnico dos animais. Todos os animais participantes são capazes de fazer boa figura em qualquer exposição internacional, concluiu Pinheiro Machado.