Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Granjas do Vale do Piranga iniciam participação no Programa SEBRAE da Qualidade Total Rural

Suinocultores da Assuvap e Cossuiponte aderem Programa de Qualidade Total.

Parte dos suinocultores da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) iniciam em suas granjas, a partir do dia 3 de junho, o Programa SEBRAE da Qualidade Total Rural.

O programa é uma parceria das entidades com o SEBRAE/MG, e terá parte dos custos sanados com recursos do projeto Fórum da Suinocultura, parceria entre o SEBRAE e a Assuvap desde 2004, cujo objetivo é aumentar a competitividade e o desenvolvimento da suinocultura regional.

Treze granjas participarão do programa, cujo princípio é disseminar a importância da qualidade na empresa rural, possibilitando o aumento da produtividade e rentabilidade, a obtenção de uma visão mais ampla do negócio, a redução de custos, o gerenciamento de processos, a medição dos resultados por meio da definição de indicadores, a valorização das pessoas e a melhoria do ambiente de trabalho.

O conteúdo do programa se divide em tópicos: A conquista da qualidade e suas diretrizes para as empresas rurais, os 5 S para as empresas rurais e a melhoria de processos através das ferramentas de qualidade e seus indicadores. O conteúdo será trabalhado em encontros com os suinocultores e seus gerentes de granja na sede da Assuvap e Coosuiponte ao longo do ano e em visitas de acompanhamento que serão feitas às granjas.

“Os participantes receberão ferramentas da qualidade, onde através do aprendizado ou reciclagem de conceitos poderão melhorar os processos internos nas granjas, a medição dos resultados, obtendo uma redução de custos, tornando-se assim mais competitivos”, pontua Cláudio Gontijo, técnico microrregional do SEBRAE/MG em Ponte Nova.

“Esse Programa será muito importante para colaborar na organização de processos das granjas participantes. Para a Assuvap é uma conquista o início do Programa em nossa região. Espero que possamos fechar próximas turmas com o apoio do SEBRAE e a adesão dos suinocultores”, pontua Fernando Soares, presidente da Assuvap.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Assuvap