Redação AI (02/08/07) – O Paraná é o maior produtor nacional de frango de corte do Brasil e responde por 25,79% das exportações brasileiras de frango. Apesar dos fiscais federais agropecuários estarem mantendo os 30% de seu contingente trabalhando, conforme determina a legislação brasileira, esse percentual não é suficiente para manter o bom desempenho das exportações paranaenses de frango, que no primeiro semestre do ano tiveram o melhor desempenho da história, com a comercialização de 401.142.902 quilos de frango de corte com o mercado internacional.
O Sindiavipar lembra da importância do trabalho dos fiscais agropecuários nesse desempenho recorde, por permitir a certificação do produto direcionado ao mercado internacional, ação privativa dos fiscais agropecuários federais. Por isso, a atuação desta categoria é fundamental para o desenvolvimento da atividade agroindustrial no país, inclusive para a consolidação de novos mercados.
Por tudo isso, a expectativa do Sindiavipar é de que as negociações entre o governo federal e fiscais agropecuários devem buscar um rápido entendimento, dentro do objetivo de trazer segurança para a atividade agropecuária no País. O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná salienta que neste momento é fundamental que haja bom senso entre as partes envolvidas nas negociações, evitando maiores prejuízos à sociedade brasileira e à atividade agropecuária do País.