Com o objetivo de conhecer o cenário e os dados que serão apresentados durante o Rally da Pecuária 2015, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) participa do evento de encerramento que ocorrerá no dia 1º de julho, em São Paulo (SP). Nesta edição, a expedição rodou mais de 70 mil quilômetros, em 11 Estados brasileiros, que correspondem por mais de 83% do rebanho bovino nacional e de 90% de produção de carne.
Criado em 2004, o evento tem como objetivo mapear as pastagens brasileiras, levando em consideração informações como a homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, bem como o histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos produtores. Além deste amplo levantamento, pecuaristas são entrevistados com perguntas qualitativas e quantitativas sobre as condições da bovinocultura nas áreas de cria, recria, engorda e confinamento do país. Em 2015, mais de 120 pecuaristas foram entrevistados.
Seis equipes técnicas realizaram o levantamento completo de informações in loco, bem como organizaram 13 encontros regionais com centenas de pecuaristas. Para o presidente do GTPS, Eduardo Bastos, a inciativa possui grande relevância para o segmento. “Precisamos estar atentos com as condições e ações dos pecuaristas para desenvolvermos cada vez mais uma atividade sustentável em todos os elos do segmento”, declara.
Sobre o GTPS
Criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Em 2014, o grupo recebeu o Certificado de Excelência em Sustentabilidade na categoria Governança Corporativa, entregue pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em reconhecimento ao processo claro e transparente de tomada de decisões e demonstração de resultados do GTPS. Mais informações sobre o GTPS estão disponíveis no site www.pecuariasustentavel.org.br. Acompanhe também pelo twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook, emwww.facebook.com/gtpsbrasil.