Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Guedes debate intercâmbio comercial com a Índia

<p>Na audiência foi discutida a preparação da visita do primeiro ministro indiano, Manmohan Singh, ao Brasil em setembro.</p>

Redação (20/07/06) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Carlos Guedes Pinto, recebeu ontem (19/07) o ministro indiano das Indústrias de Processamento Alimentar, Subodh Kant Sahay, e os cônsules Geral e Comercial da Índia em São Paulo.

Segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Linneu Costa Lima, que acompanhou a audiência, a Índia, que já importa etanol do Brasil, tem interesse na formação de joint ventures para a produção deste combustível. Já o Brasil quer investir na área de processamento de alimentos naquele país e na cooperação comercial.

Ficou acertado, ainda, que um especialista indiano virá ao Brasil para discutir com técnicos da Embrapa possibilidades de intercâmbio e cooperação em áreas de pesquisa agrícola, incluindo a produção de vinhos e conhaque.

Outra possibilidade é o Memorando de Entendimento entre os ministérios da Agricultura do Brasil, Índia e África do Sul que implementará a cooperação trilateral nas áreas do agronegócio. O grupo é conhecido como IBAS (Índia, Brasil e África do Sul). A elaboração dessa proposta decorreu da visita a Nova Delhi do então secretário executivo do Mapa e atual Ministro à Índia, no final de janeiro passado. O Memorando deverá ser assinado em cerimônia com a presença de autoridades do IBAS ainda este ano.