Redação (13/07/06) – O país vizinho restringiu a entrada de produtos avícolas gaúchos por causa do registro de um foco da doença de Newcastle numa pequena propriedade não comercial do município de Vale Real, no interior daquele estado.
Vou conversar com o governo argentino sobre a suspensão do embargo ao Rio Grande do Sul durante a reunião do CAS (Conselho de Agricultura do Conesul), na próxima semana, em Santa Cruz de La Sierra, declarou Guedes. Os ministros de Agricultura da região vão se reunir quinta e sexta-feira (20 e 21/07) da próxima semana na cidade boliviana.
A Argentina suspendeu as importações de aves vivas, ovos para consumo e reprodução, produtos e subprodutos, derivados de aves frescas, resfriadas ou congeladas, embutidos frescos, secos ou salgados e pré-cozidos e pré-fritos procedentes do RS. O embargo argentino não atinge os produtos para alimentação animal, como farinha de plumas e vísceras aviárias, produtos termoprocessados embutidos e/ou conservas.
Técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura do RS já erradicaram o foco de Newcastle e estão controlando a área afetada.