Redação (23/09/2008)- A Câmara de Comércio Exterior [Camex] publicou no Diário Oficial da União resolução que reduz o imposto de importação de 141 máquinas, incluindo equipamentos para a indústria avícola. Com isso, a tarifa de internalização destas máquinas caiu de 14% para 2%. Os investimentos previstos na compra dos equipamentos somam 2,385 bilhões de dólares. O setor alimentício é um dos que mais deve se valer da medida, com investimentos estimados em 172, 2 milhões de dólares.
“Isso é muito importante”, afirmou o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura [Asgav], Luiz Fernando Ross. Para ele, a redução do imposto permitirá a compra de equipamentos necessários para avançar na automação das indústrias de aves. Ele salientou, no entanto, que a intenção não é substituir trabalhadores por máquinas, mas cobrir a falta de mão-de-obra.
A Câmara Brasil-Alemanha, com seu tradicional compromisso de fomentar negócios entre os dois países, e valendo-se dessa oportunidade de aquisição de equipamentos pela indústria avícola, organiza uma missão empresarial à EuroTier 2008 – Feira Internacional de Criação e Gestão Animal [bovinos, suínos, aves, piscicultura e bioenergia] – de 11 a 14 de novembro de 2008, em Hannover, Alemanha.
Promovida pela Associação Alemã de Agricultura DLG, a EuroTier 2008 contará com mais de 1.800 empresas do mundo inteiro oferecendo uma gama completa de produtos nas áreas de bovinos, suínos, aves e peixes. Produtores e prestadores de serviços irão expor em mais de 160.000m² todas as novidades em torno da moderna produção animal. Além disso, haverá a realização de vários fóruns temáticos para troca de experiências entre colegas e especialistas.
Nesse sentido, a Eurotier 2008 promoverá o “World Poultry Show” – maior destaque europeu para o setor avícola mundial – oferecendo uma visão geral única sobre criação, manejo e processamento no setor. Haverá também dentro do espaço da feira a Exposição Internacional de Bioenergia “Bioenergy Europe”. Serão abordados temas como suprimento de energia descentralizada e desenvolvimento tecnológico na geração de energia e calor nos setores de biogás, biocombustíveis, energia solar e eólica. Mais de 400 expositores confirmaram sua participação.