Redação (03/04/2009) – Os preços dos produtos comercializados na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) subiram 6,97% em março. No acumulado do trimestre, a alta foi de 6,98% e nos últimos doze meses os preços acumulam aumento de 15,42%.
Segundo os técnicos da Ceagesp, as condições climáticas adversas, com excesso de chuvas e calor intenso, permaneceram no mês de março, o que acarretou na redução do volume ofertado e na elevação dos preços. Em março, a alta mais acentuada foi no setor de verduras (18,26%), seguido de frutas (7,08%), legumes (5,42%), diversos (5,30%) e pescados (2,75%).
Os técnicos explicam que a redução na oferta de produtos com grande representatividade em cada setor também ajudou a pressionar para cima o Índice Ceagesp. No setor de frutas o destaque foi o mamão formosa, cujo preço subiu 27,70%. Nos legumes a Cenoura teve a maior alta (24,73%). No setor de verduras, o preço do brócolis subiu 31,37%. No grupo diversos, maior alta foi nos preços dos ovos (7,83%). No setor de pescados, o preço do robalo subiu 12,09%.
Os técnicos do Ceagesp comentam que a expectativa é que a partir deste mês de abril as temperaturas fiquem mais amenas e as chuvas menos frequente. "Desta forma, a previsão é de elevação da oferta e redução nos preços de legumes, verduras e frutas".
O Índice Ceagesp é um balizador de preços de alimentos frescos no atacado, composto por uma cesta de 105 produtos, entre frutas, legumes, verduras, pescado e outros (cebola, batata, amendoim, coco seco e ovos).