Redação (26/09/2008)- A tradicional festa do porco no rolete, em Toledo, que aconteceu no último dia 21, movimentou a cidade atraindo multidões. Gente da região e também de muito longe foi à cidade do oeste do estado, prestigiar quinze toneladas de carne recheada e pururuca, além de muita diversão com shows artísticos e folclóricos, feira de artesanato, eleição da rainha e confraternização entre amigos.
Tudo começou com uma brincadeira entre amigos. O desafio era assar um porco inteiro. “O resultado foi muito satisfatório e com o passar dos anos, tornou-se a grande tradição hoje no município de Toledo, que é o porco no rolete”, disse Irineu Wessler, presidente da Associação Paranaense de Suinocultura.
E se a festa começou com uma competição, não poderia faltar o concurso do melhor porco assado, com direito até a um troféu especial. “Pele pururucada, aroma, o cozimento da carne e, principalmente, o recheio. Então, tudo isso forma o contexto final para finalizar a nota”, explicou Oscar Monteiro, jurado.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora , Marcos Zolet, os motivos para o sucesso da festa foram as inovações feitas no clube, o que aumentou a qualidade da festa; por ser ano eleitoral a procura por estandes também aumentou e a promoção feita pelo Clube de Caça e Pesca, que acabou atraindo muitos empresários. “Recebemos visitantes de todo o país e do exterior, já que os empresários da cidade convidam seus clientes, fornecedores, e isso faz com que muita gente compareça à festa, fomentando a produção e o consumo da carne suína. Esta festa é uma vitrine da pujança da suinocultura de Toledo, do potencial do agronegócio que é a Região Oeste”, enfatizou o presidente Wessler.