Redação (29/07/2008)- O número registra aumento em relação ao ano passado, quando 200 marcaram presença na exposição. Os suínos são machos e fêmeas das raças Landrace e Large White, com o maior volume de inscrições, Duroc, Cruzado e Pietran. Eles são procedentes das granjas Balduino (Irmãos Johner, de Cruzeiro do Sul); Altamir (Cleto A. Jonher, de Cruzeiro do Sul); Marquesa (Auri Henicka, de Marques de Souza); Embrapa (Concórdia/SC), Suruvi (Clair e Clóvis Lusa, de Concórdia/SC) e Emboque (Ney Marques Moreira, de São Mateus do Sul/PR).
A Acsurs também divulga o nome dos jurados da Expointer deste ano. É o zootecnista Carlos Maggioni (admissão); e médicos veterinários Valmor Vargas de Barros e Gomercindo João Dariva (classificação).
A Expointer – Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários – está na sua 31ª edição e realiza-se de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento concentra as últimas novidades da moderna tecnologia agropecuária e agroindustrial, sendo reconhecida como um dos maiores do mundo em seu gênero, evidenciando o potencial do agronegócio do Rio Grande do Sul.
No total, 6.148 animais de elite – número 0,67% superior ao ano passado – vão circular pelo complexo este ano. O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, destaca o incremento na participação de algumas raças, citando os suínos (18,5%), ovinos (13%), bovinos (19,4%), bubalinos (33,3%) e bovinos de leite (11,3%). "O aumento nas principais raças de produção, que são o eixo da feira, é uma prova do aquecimento do mercado no Estado", comemora.
Inscrições de suínos para 31a Expointer superam ano passado
<p>A Acsurs recebeu a inscrição de 237 animais para o evento.</p>