Da Redação 20/06/2005 – O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou que a crise política do governo federal não afeta em nada o agronegócio. A declaração foi feita nesta sexta, dia 17, durante visita à 11a. Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que acontece em São Paulo até sábado. Rodrigues disse ainda que não existe preocupação sobre isso neste momento porque as demandas do setor são técnicas.
O ministro afirmou que vem negociando com o Ministério da Fazenda os recursos para a comercialização de arroz, algodão e trigo. Com o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), busca mais R$ 1 bilhão para outras regiões do país. Somente a região Sul foi contemplada com estes recursos devido às perdas com a estiagem. O ministro também negocia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) mais dinheiro para o investimento agropecuário.
Na próxima terça-feira, Rodrigues participa de uma reunião com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para discutir o volume total de recursos para a pasta da agricultura. Um outro assunto que deve ser debatido é o seguro rural. Na última semana, Rodrigues esteve no México visitando o modelo de seguro rural do país e trouxe um projeto para a criação do fundo de catástrofes e a abertura do resseguro rural. Como o resseguro no Brasil é monopólio do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), é preciso abrir esse monopólio e isso já é parte de um projeto de lei do Executivo levado ao Parlamento declarou.