Redação (12/05/06) – Os manifestos, contra a política econômica do governo Lula, entraram na terceira semana.
É a segunda liminar concedida pelo Judiciário. Há bloqueios na BR-163 em Nova Mutum, Lucas, Sorriso, Sinop, Rondonópolis. Em outras rodovias, há bloqueios em Sapezal, Comodoro e região do Araguaia.
Em Lucas, cargas foram retirdas há 4 dias e liberadas hoje de manhã. Em Nova Mutum, ontem, a polícia foi obrigada a atirar para o alto para evitar novos confrontos entre caminhoneiros e agricultores.
Há poucos dias, policiais cumpriram a primeira liminar e desbloquearam a BR-163 em Nova Mutum. Em Lucas do Rio Verde houve acordo inicial em bloquear só cargas de grãos e insumos, e os prefeitos conversariam com o juiz para o manifesto continuar. Porém, houve bloqueio geral de cargas. Em outros 10 Estados, agricultores também fazem protestos semelhantes, com maior intensidade no Paraná e Mato Grosso do Sul.
A tropa de choque da PM será acionada para cumprir a decisão judicial. Não foi informado por qual município a polícia pretende iniciar a retirada de maquinários da pista e liberar totalmente o tráfego.