Redação (27/03/07) – São cerca de três mil jovens de todas as partes do país acampados no albergue de Brasília. Gente de 16 a 32 anos, sempre animada, seja numa apresentação cultural, numa roda de batucada ou numa competição esportiva, como a prova de natação.
O principal objetivo do Festival é discutir melhorias nas políticas públicas voltadas para os jovens do campo. Durante a semana, estão previstos vários debates.
No primeiro dia o tema foi a educação. Eles pedem mais investimento no ensino médio e superior, melhoria nas instalações das escolas, no transporte e, principalmente, na educação voltada para grupos diferenciados. “Que a escola esteja pronta para receber essas pessoas, cada uma com a sua necessidade, respeitando os índios, quilombolas, negros, extrativistas. Que a educação possa suprir todas essas necessidades e receber essa diversidade que existe no país hoje”, declara o coordenador de jovens da Contag de Rondônia, Fábio Menezes.
Waldeny Borges, do Rio Grande do Norte, Tatiana Soares, de Rondônia e Josiane Ainloft, do Rio Grande do Sul, resumem a expectativa de todos: “que o governo realmente atenda nossas expectativas em relação ao que está sendo debatido durante esta semana”.
O encontro vai até quinta-feira.