Redação SI (11/08/06)- Ocorreu na manhã de hoje (10) no auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, o lançamento oficial, do Projeto ACCS de Sustentabilidade. Participaram do evento, lideranças, autoridades regionais e estaduais, suinocultores, empresários e toda a sociedade que esteja envolvido, direta ou indiretamente com a suinocultura.
O Projeto envolve três eixos principais, que são: Marketing da carne suína; Equilíbrio Sustentável entre Produtor e Agroindústria e Meio ambiente.
Marketing da Carne Suína
Dentro deste item serão trabalhados e desenvolvidos promoções da carne suína em feiras e supermercados, com o tradicional apoio às festas municipais regionais de incentivo ao consumo da carne suína. O Projeto contempla também o trabalho intensivo de organização e a busca de novos mercados tanto dentro como fora do Brasil para os pequenos frigoríficos de Santa Catarina e agroindústrias.
Equilíbrio Sustentável entre Produtor e Agroindústria
Neste ponto intensifica-se ainda mais o trabalho que já vem sendo realizado com os suinocultores independentes de SC, que já está trazendo resultados positivos com relação a mercado e preço do suíno. Será trabalhada também a organização dos suinocultores por classe de produção e será fomentado, a exemplo do que já se vem trabalhando desde 2003,a formação de novos Núcleos Municipais e Regionais.
Meio Ambiente
Este item se subdivide em dois temas centrais: Termo de Ajustamento de Condutas, TAC e Protocolo de Kioto.
TAC O Termo de Ajuste de Condutas da Suinocultura, que já vem sendo trabalhado em praticamente todas as regiões de Santa Catarina, é objetivo continuar o trabalho intenso das Câmaras de Educação Ambiental e Comunicação e da Câmara Técnica, além de levar as discussões e assinatura do Termo para outras regiões.
Protocolo de Kioto – Este item envolve várias situações complexas que estão sendo discutidas já há algum tempo, começa a ser executadas agora. Este tema envolve o tratamento ambiental para diminuição de cargas; Seqüestro de Carbono através de Biodigestor; Otimização dos Recursos Energéticos através do Biogás, buscando a sustentabilidade; Obtenção de recursos através do protocolo de Kioto e Implantação do Tratamento e aproveitamento dos Resíduos Sólidos.
O Projeto já em sendo executado e suas ações vêm dando resultados positivos para toda a cadeia produtiva. O mais complexo,no entanto, é a instalação de biodigestores para o seqüestro de carbono e redução da poluição, bem como a adesão ao protocolo de Kioto, mas que aos poucos, os suinocultores vão entendendo sua importância e aderindo ao novo sistema.