Redação SI 08/01/2003 – A Secretaria de Agricultura do RS liberou ontem (7) a entrada no Estado de suínos vivos de Santa Catarina. A portaria deve ser publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. O ingresso de suínos catarinenses foi proibido por portaria em dezembro devido à confirmação do mal de Aujesky em diversas propriedades daquele estado. No dia 24, o RS chegou a flexibilizar o trânsito através de uma instrução normativa, onde não constavam regras para a entrada de exemplares para abate.
Segundo os técnicos, a doença é transmitida pela saliva ou contato direto com animais infectados,não havendo risco de contaminação. Apenas suínos para abate oriundos de granjas certificadas poderão ingressar no RS, após comprovação, mediante declaração do órgão oficial do estado de origem, de inexistência da doença de Aujeszky nos últimos 12 meses. A entrada de reprodutores fica condicionada à apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) e da cópia da certificação da granjas.
Representantes da produção e da indústria de SC, PR e RS discutiram o tema em reunião ontem no Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (Sips), em Porto Alegre. Projeções indicam queda de 5% na produção de suínos no RS e PR, e redução ainda maior em SC este ano. Para o diretor do Sips, Rogério Kerber, ”a idéia é trabalhar com organização e planejamento da escala de acordo com a demanda”.