Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais de 50 países já suspenderam frango do RS

<p>As restrições chegaram a mercados importantes como Rússia e União Européia.</p>

Redação (20/07/06)– Mais seis compradores informaram ontem à Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura que deixaram de importar carne de frango do Rio Grande do Sul por causa do foco de Newcastle diagnosticado em granja de subsistência em Vale Real (RS). A África do Sul suspendeu a compra de frango produzido num raio de 50 quilômetros a partir do foco e Cuba barrou as importações de produto produzido num raio de 20 quilômetros a partir do foco.

Canadá, Coréia do Sul, Hong Kong e Suíça suspenderam as importações de carne de frango produzida a até 10 quilômetros do foco. Com isso, mais de 50 países impuseram algum tipo de restrição ao frango produzido no Rio Grande do Sul. Entre esses, há mercados importantes, como Rússia e União Européia (UE). A partir de hoje, o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, irá negociar a reabertura do mercado argentino para o frango produzido no Estado. Pinto participa de uma reunião de ministros do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

É a primeira viagem internacional de Pinto como ministro da Agricultura. Ele assumiu o cargo no começo do mês. Além da reabertura do mercado argentino para o frango gaúcho, os ministros devem discutir o Programa de Ação Mercosul Livre de Febre Aftosa (Pama) e a proposta de um modelo único de seguro rural para todo o Cone Sul. Os governos da região pretendem investir cerca de US$ 20 milhões para erradicar a aftosa até 31 dezembro de 2009. Outros três temas serão tratados durante a reunião: agroenergia, cooperação técnica e previsão da safra agrícola na região, informou o ministério.Agência Estado