Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Logística

Mais vagões

<p>ALL usará trens com 85 vagões. Objetivo é aumento de produtividade e das relações corporativas.</p>

A Portofer, braço da America Latina Logística (ALL) no porto de Santos, detentora da operação interna do terminal, começará a puxar trens com até 85 vagões, ante os 35, em média, atualmente. A restrição na margem direita do porto obriga as composições maiores, que vem da região Centro Oeste, a serem desmembradas, uma operação onerosa que viabiliza o trânsito ferroviário em Santos.

Maurício Pinheiro, coordenador de relações corporativas da ALL, estima que a nova realidade permitirá crescimento acima dos 14% em relação a 2008. No ano passado, todas as ferrovias que chegam a Santos e entregam suas composições à ALL movimentaram 14,3 milhões de toneladas. De janeiro a junho deste ano, foram 7,4 milhões de toneladas, 14% acima de igual período de 2008. A ALL responde por 70% do total.

“Com o viaduto vamos reduzir de 30 minutos a uma hora a operação dos vagões no porto. Isso equivale a ganharmos praticamente um terço do tempo normal. Além disso, trabalharemos com maior segurança, livres de abalroamentos com outros veículos”, diz Pinheiro.

Segundo ele, a melhora na produtividade faz com que a Portofer projete para fevereiro de 2010 aumento nos pátios de recepção de vagões dos terminais servidos pela empresa, hoje limitados a 15 unidades, que passarão para 40. A empresa, ampliará seu pátio de Outeirinhos, na região do contorno, das atuais quatro linhas de 500 metros cada , para cinco linhas de 1500 metros, sem nenhuma passagem de nível.

O viaduto terá vão de 55 metros e altura de 6,5 metros, o que permitirá às ferrovias utilizar vagões com até dois contêineres sobrepostos