Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manifestação em Francisco Beltrão refletiu no mercado

Estabelecimentos comerciais do Paraná já estão vendendo carne suína mais barata ao consumidor, por meio de promoções.

Redação SI 04/06/2002 – A maior demonstração de força já assistida do setor suinícola aconteceu em Francisco Beltrão (PR) no dia 29 de maio. Caravanas de diversos municípios do sudoeste e oeste do Paraná aderiram ao movimento organizado pela classe. Segundo Romeu Carlos Royer, presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), cerca de duas mil pessoas, entre produtores, representantes de segmentos organizados da suinocultura, deputados estaduais e federais, lideranças políticas se mobilizaram para chamar a atenção de autoridades para a atual situação do setor suinícola, que apresenta período de injustificada queda de preços do suíno vivo.

Nem mesmo a chuva espantou os manifestantes. A concentração aconteceu às 8h30 no Parque de Exposições Jaime Cane Júnior, seguida de carreata. Aproximadamente 400 veículos, entre ônibus, caminhões e carros participaram do movimento. Uma Audiência Pública foi realizada para fortalecimento da CPI da Suinocultura, já instaurada no Estado, e coleta de sugestões dos produtores.

Para marcar definitivamente o protesto, 2 mil quilos de carne suína foram assados em plena praça pública e distribuídos aos participantes. Irineu Wessler, presidente da Associação Regional dos Suinocultores do Sudoeste do Paraná informou que o reflexo foi imediato. O mercado baixou os preços ao consumidor, por meio de promoções, o que desencadeou em instantâneo aumento de abate.