Em ofício encaminhado no último dia 27 de julho, assinado por Francisco Sérgio Ferreira Jardim, superintendente federal da agricultura no Estado de São Paulo, alerta a toda a cadeia produtiva do agronegócio paulista de possíveis fraudes que vêm ocorrendo e lesando produtores rurais.
Através de contatos telefônicos, sempre destinado ao mercado agrícola paulista, os indivíduos buscam conquistar a confiança do atendente mencionam o nome do Ministério da Agricultura e de pessoas importantes ligadas ao órgão, na intenção de dar credibilidade e obter recursos e vantagens, ofertando livros, assinaturas de revistas especializadas, pedindo colaboração para tratamento de familiares e até mesmo argumentam estar buscando apoio financeiro para realização de programas e projetos inexistentes.
A quadrilha apresenta conhecimentos sobre a operacionalização de sistemas utilizados pelo Mapa, e em alguns casos chegam até mesmo a informar números de telefones, nome, agência e conta para possíveis depósitos bancários.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério, a Polícia Federal já está investigando os casos ocorridos, onde já se sabe, que as contas informadas não existem. Até o momento as ocorrências registradas são da região metropolitana de São Paulo e Bauru, não sendo notificada nenhuma suspeita na região de Araçatuba.
O ofício foi encaminhado aos sindicatos rurais do Estado de São Paulo, no objetivo de alertar aos produtores e empresas da farsa.
Pessoas que receberem as ligações, devem entrar em contato com o Ministério da Agricultura em São Paulo, pelos telefones (11) 3284-6544 / 3284-6044 ou pelo e-mail, [email protected], onde as informações obtidas serão encaminhadas ao grupo da Polícia Federal que já investiga o caso. As informações são da assessoria de imprensa do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN).