Redação (06/06/06)- Promover o incremento das exportações do agronegócio da Região Norte do país dentro dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Esta é a proposta do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx) promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento será realizado na sexta-feira (09/06) em Belém (PA), durante a Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal Amazônia).
O AgroEx é uma iniciativa do Mapa que promoveu recentemente um seminário em Belo Horizonte (MG) e ainda deve realizar outros cinco ainda este ano. O objetivo é informar os setores do agronegócio sobre regras e práticas do comércio internacional e ampliar a base de exportações do Brasil por meio da informação. Nossa intenção é interiorizar o evento e atingir as demais capitais, a partir do próximo ano, explica o coordenador do Núcleo de Integração para a Exportação da SRI, Daniel Amin Ferraz.
Para Ferraz, a Região Norte tem grande potencial para conquistar mercados externos. No caso da Amazônia Legal, existem frutos nativos, por exemplo, considerados exóticos lá fora. A castanha e a pimenta do reino já são cases de sucesso, diz. Segundo ele, a iniciativa prevê um evento para cada região do país ainda este ano. Durante o último encontro, em Belo Horizonte, foi lançada uma cartilha elaborada pelo Núcleo de Integração para Exportação da SRI para orientar o produtor a exportar.
Para este encontro, em Belém, estão programadas dez palestras de representantes do Mapa, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério das Relações Exteriores, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, além de dois cases de sucesso da iniciativa privada e dois debates.O seminário terá inicio às 14h. Depois da AgroEx paranaense, o próximo encontro deverá acontecer no dia 12 de setembro em Fortaleza (CE).