Mil técnicos do setor público e privado de todas as unidades da federação foram treinados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no tema da Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio. Trata-se do primeiro módulo do curso a distância promovido pelo Departamento de Propriedade Intelectual da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Depta/SDC) e executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A política de inovação aplicada ao agronegócio foi discutida nas nove semanas do curso. As diversas formas de proteção da propriedade intelectual foram apresentadas, com estudos de caso aplicados.
O curso tem sido muito elogiado pelos participantes e especialistas envolvidos, avalia o diretor do Depta, Paulo Nogueira. “Esta iniciativa pioneira contribui para colocar em prática a Lei da Inovação (Lei nº 10.973/2004) e para a disseminação da cultura de inovação e de propriedade intelectual, uma preocupação do governo federal para incrementar a competitividade da economia brasileira”, afirmou.
As teleconferências foram transmitidas ao vivo para todo o País pela emissora de televisão NBR. Está programada uma segunda edição do curso para o primeiro semestre de 2010.