Redação (10/07/2008)- Após um ano de benchmarking, em julho os participantes do “Melhores da Suinocultura Agriness”, que classificará as dez melhores granjas, terão seus dados analisados, auditados e validados pela comissão técnica do campeonato, composta por membros ABIPECS e ABCS e apoiada tecnicamente pela da EMBRAPA. Lançado em agosto de 2007 para suprir a deficiência de referências e dados consolidados confiáveis sobre a suinocultura brasileira, o campeonato objetiva criar um referencial nacional para que haja a troca de informações sobre gestão e produtividade entre os produtores.
O período de avaliação dos dados enviados pelas granjas participantes será de 01/07/2007 a 30/06/2008. Aqueles que ainda não enviaram todos os dados devem providenciar a entrega completa destes até a primeira semana de julho, para não serem desclassificados. Após o encerramento do campeonato, a organização e a comissão técnica vão realizar a análise de cada uma das classificadas, com possível visita in loco para a comprovação da veracidade das informações enviadas. Terminada a avaliação, será anunciada a lista das dez melhores granjas e publicado um dossiê com a consolidação dos dados e os índices finais alcançados.
O campeonato teve abrangência restrita a usuários do software de gerenciamento Agriness S2, estabelecidos no Brasil, com granjas do tipo U.P.L. (Unidade Produtora de Leitão) ou Ciclo Completo. Mensalmente os participantes enviaram suas remessas de dados via web à organização do campeonato para a atualização das informações. Os índices técnicos avaliados pelo “Melhores da Suinocultura Agriness” foram Desmamados/Fêmea/Ano, Taxa de Parição, Média de Nascidos Vivos, Média de Desmamados, Repetição de Cio.