O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretende revisar o sistema de avaliação da qualidade do serviço veterinário brasileiro em saúde animal e sua gestão.
Com esse objetivo, foram recentemente iniciados os trabalhos que serão conduzidos por oito profissionais que irão propor novos meios de acompanhamento constante da qualidade e da conformidade das ações desenvolvidas, em consonância com os padrões internacionais.
“O nosso objetivo é aprimorar os processos para continuar a proteger a saúde da população por meio da sanidade dos animais e seus produtos e resguardar o patrimônio pecuário do país”, afirmou o fiscal federal agropecuário Nilton de Morais, coordenador do Grupo de Trabalho (GT).
Entre os pontos a serem trabalhados, o GT pretende focar na estrutura organizacional para implantação e gerenciamento do novo sistema de avaliação; revisão dos procedimentos das auditorias e do acompanhamento pelas superintendências federais de agricultura (SFAs); critérios e mecanismos de comunicação dos resultados dessas avaliações.
O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), da Secretaria de Defesa Agropecuária, Guilherme Marques, considera o trabalho como uma das prioridades da área.
“Essa equipe, composta por servidores de grande experiência no tema, se dedicará intensamente por seis meses na busca por um novo modelo de avaliação e de melhoria sistemática da qualidade do serviço veterinário. É uma demanda de extrema relevância”, afirma.