Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ministro destaca nova política agrícola

<p>Guedes reitera urgência de nova política agrícola e garante abastecimento.</p>

Redação (31/10/06) – O ministro da Agricultura e Pecuária, Luís Carlos Guedes, reafirmou a necessidade de reformulação da política agrícola do país, a fim de proteger o produtor dos ciclos negativos do setor. “Com a reeleição o Mapa vai poder continuar trabalhando na formulação de novos mecanismos menos reativos e mais proativos e as bases dessa nova política já estão lançadas”, disse o ministro.

Guedes referiu-se a expansão novos papéis do mercado futuro como o Certificado de Depósito Agropecuário (CDA), o Warrant Agropecuário (WA), além dos leilões de Prop e do seguro rural. Frisou a necessidade de investimentos pesados na logística, com a abertura de rodovias e recuperação das existentes.

Segundo o ministro com a reeleição do presidente Lula será possível adotar medidas que acelerem a retomada do crescimento. “Na agricultura os sinais de recuperação da atividade sinalizam um cenário bastante favorável. Os estoques de passagem são confortáveis, afastando a ameaça da pressão inflacionária causada pela redução da oferta de alimentos”, disse Guedes.

O ministro lembrou que estudos preliminares da Secretaria de Política Agrícola (SPA) indicam que as prorrogações das dívidas dos agricultores e os mecanismos de apoio à comercialização custaram R$ 6 bilhões para o Tesouro Nacional. Para reduzir estes custos o ministro defende entre outras ações a contratação do seguro rural e o ingresso dos produtores no mercado futuro.