Redação (09/05/07) – "Ainda não sei, mas talvez tenha que mexer em mais uma secretaria. Mas, com o Silas, considero as mudanças concluídas", declarou ao Valor. A nomeação de Brasileiro dependeria apenas de "questões burocráticas", disse. "Ele é sócio de várias empresas e tem que reunir toda a documentação necessária".
Stephanes também afirmou que a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pode ser ocupada pelo ex-senador goiano Maguito Vilela (PMDB). "Ele é um ótimo nome. Tem experiência e conhece os assuntos do setor", disse. Deputados do Núcleo Agrário do PT tentam emplacar o ex-ministro Luís Carlos Guedes Pinto no cargo.
A eventual "última alteração" no ministério pode ocorrer na Secretaria de Produção e Agroenergia. Dependerá da permanência ou não do atual titular, o agrônomo Linneu Costa Lima. Convidado para assumir a direção-executiva da Comissão Interamericana do Etanol, em Miami (EUA), ele ainda não declinou sua opção. Responsável pelas políticas para café, açúcar e etanol, a secretaria é muito cobiçada. Lideranças de cafeicultores e o próprio Silas Brasileiro defendem a continuidade de Costa Lima. Entretanto, parlamentares do PMDB querem emplacar o ex-superintendente do ministério em São Paulo, Francisco Jardim. Apadrinhado do presidente do PMDB, Michel Temer (SP), Jardim tem boas relações com deputados ruralistas e usineiros paulistas.
O ministro também informou que o atual diretor de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Relações Internacionais, Odilson Ribeiro, assumirá a Diretoria de Programas da área vegetal na Secretaria de Defesa Agropecuária. Em seu lugar, deve ser nomeado o veterinário Luiz Carlos Oliveira. "Mudei o comando da SDA porque precisava. Só posso tirar se for para colocar alguém melhor", disse. O veterinário Inácio Kroetz é o atual secretário.