Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ministro Guedes fala sobre o futuro do agronegócio brasileiro em fórum na BA

<p>Ele diz que é preciso investir mais em programas de defesa sanitária animal e vegetal e de desenvolvimento sustentável da agropecuária, a fim de impulsionar a competitividade do agronegócio.</p>

Redação (25/08/06)- O crescimento do agronegócio brasileiro poderá fazer com que o País se transforme nas próximas décadas numa das principais potências agrícolas do mundo, como prevê a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Essa é uma das projeções que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, fará durante sua palestra no Agriforum 2006 e Business Fórum, amanhã (25/08), às 19h, no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba (Bahia).

Guedes ressaltará, entretanto, que é preciso investir mais em programas de defesa sanitária animal e vegetal e de desenvolvimento sustentável da agropecuária, a fim de impulsionar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado mundial. Para tanto, acrescenta o ministro, o Brasil também deve reforçar a infra-estrutura de escoamento da produção agropecuária, organizar melhorar as suas cadeias produtivas e intensificar as negociações internacionais para superar as restrições aos produtos nacionais.

Em sua palestra, sob o tema O Brasil dos próximos anos no fornecimento de alimentos e energia para o mundo, Guedes destacará ainda que o País tem todas as condições para se transformar no principal pólo mundial de produção de biocombustíveis álcool e biodiesel. O ministro assinalará também que o País é hoje o líder global na produção de açúcar, álcool, café e suco de laranja. Além disso, somos os principais exportadores mundiais de álcool, açúcar, café, suco de laranja, do complexo soja e de carne bovina e de frango.