Redação SI 20/09/2004 – Demonstrar modelos de produção alternativos e viáveis na área da suinocultura para a região do grande Oeste catarinense, criar a necessidade da organização da produção em grupo para tornar a atividade competitiva e mostrar a importância da diversificação da produção para a sustentabilidade agrícola deste território. Estes são alguns dos objetivos do Seminário sobre “Suinocultura Organizada em Pequena Escala” que acontecerá no dia 15 de outubro, no Parque de Exposições de Concórdia (SC).
O evento é promovido pela Copérdia e co-patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). O público alvo será formado por pequenos e médios produtores de suínos e a organização aguarda presença de 250 participantes. O seminário terá carga horária de três horas e contará com dois instrutores.
Programação
A palestra de abertura, programada para às 9h30, será proferida pelo presidente da Copérdia e da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Neivor Canton, sobre o tema “A importância da organização e do produtor para a competitividade”.
“Análise e perspectiva da suinocultura em ciclo completo e proposta de novas formas de organização da suinocultura” será abordado por técnicos da Epagri, às 10h15. Às 11h30, “A suinocultura e sua viabilização” será apresentado pelo profissional do setor suínicola, Valdemar Bordignon e pelo presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) Wolmir de Souza.
Às 12h15, serão apresentadas propostas de avanços para a sustentabilidade suinícola da região Oeste catarinense.