Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MT a um passo da exportação

Comitê de Desenvolvimento da Suinocultura está finalizando um levantamento ambiental junto às granjas suinícolas do Mato Grosso que poderá ser o passaporte do Estado para as exportações de carne suína.

Redação SI 25/07/2003 – A Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), visando a consolidação e a sustentabilidade do setor, tem buscado alternativas para a superação dos obstáculos enfrentados pela suinocultura no Estado.

Com este propósito foi criado o Comitê de Desenvolvimento da Suinocultura do Estado de Mato Grosso em parceria com órgãos e entidades ligadas à cadeia, que são: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Fema (Fundação Estadual de Meio Ambiente), Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de MT), Empaer (Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Famato (Federação da Agricultura do Estado de MT), Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso), Universidades (UFMT e UNIC), Frigoríficos, Cooperativas, Indústrias, Cefet-Cuiabá (Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Mato Grosso) e COESSUI (Conselho Estadual de Sanidade Suína).

Segundo o Presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, o Comitê foi dividido em duas áreas: Área Ambiental e Área Sanitária, as quais fizeram levantamentos específicos primeiramente da legislação vigente, criando propostas de mudanças que possam contribuir para a melhoria do setor. Após feitos estes levantamentos, poderão ser criados projetos sustentáveis de consolidação para a suinocultura do Estado.

Os objetivos básicos do Comitê são os seguintes: Padronizar status sanitário mínimo do plantel; Assegurar credibilidade sanitária e qualidade de carne; Padronizar conceitos básicos de produção e qualidade de carne.

Nas reuniões do Comitê foram detectadas algumas fragilidades e destacou-se os principais aspectos a serem enfocados para que os objetivos propostos sejam alcançados.

No dia 2 de Agosto de 2003, por ocasião da Expolucas, na cidade de Lucas do Rio Verde, a Acrismat entregará ao Governador do Estado de Mato Grosso, Sr. Blairo Maggi, as conclusões e propostas levantadas através do Comitê e solicitará o seu apoio para a implementação das mudanças necessárias.

Presidente da Acrismat Sr. Raulino Teixeira Machado
Coordenador Geral do Comitê Sr. Egídio Raul Vuaden
Gerente Administrativo da Acrismat –  Sr. Custódio R. de Castro Jr
Fones: (65) 623-1537 e (65) 624-8125