Redação (15/08/06)- Nos próximos três ou quatro anos Mato Grosso deverá dobrar a produção de matrizes de suínos, cujo número saltou entre 1997 e 2005 de 21 mil para 70 mil animais. A declaração foi deita pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, nesta terça-feira (15.08), durante a posse da nova diretoria da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). A atividade se mantém em pé com excepcional qualidade, disse o secretário, que já assumiu a entidade em dois mandatos e foi um dos idealizadores do Programa Granja de Qualidade, regulamentada em 1996. Atualmente, o rebanho suíno em Mato Grosso é de 1,3 milhão de animais distribuídos em 21 mil propriedades.
O sucessor de Raulino Machado à frente da Acrismat será o produtor da região sul do Estado, Luiz Antônio Ortolan Salles na gestão 2006-2008. Na posse, o secretário se colocou à disposição para realizar em parceria com a entidade um diagnóstico da suinocultura. Essa atividade tem prioridade no Estado, que tem a capacidade de agregar valor à produção de milho e da soja, destacou Vettorato.
No evento, foi apresentado o projeto Semana da Carne Suína. O objetivo é aumentar o consumo da carne suína entre a população do Mato Grosso e futuramente do Brasil. Foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Associação dos Supermercados de Mato Grosso(ASMAT), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Supermercado Modelo e Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).
A cooperação técnica para valorização da carne suína, que prevê ações e estratégias até o dia 31 de dezembro deste ano, tem com uma das metas principais instituir a Semana da Carne Suína entre os supermercados do Estado. E com isso aumentar em 100 gramas o consumo percapita da carne até dezembro de 2007.
O projeto, que já teve start , reúne várias ações de divulgação de cursos de culinárias, promoções, e apresentação de novos cortes. Serão produzidos banners, faixas com informações sobre a qualidade, procedência e valores nutricionais da carne suína. Haverá ainda ofertas dos produtos e degustações de pratos feitos a base de suínos.
Após a implantação do projeto no Estado a idéia da ABCS é estender e instituir a Semana da Carne Suína em nível nacional nos principais locais de venda como grandes redes de super e hipermercados, redes de açougues e lojas de carne.
A Acrismat terá a incumbência de comunicar a todos os seus associados e a toda a cadeia produtiva e de comercialização sobre os métodos e ações do termo.
Também participaram da posse o secretário em exercício de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer e a presidente em exercício do Instituto de Defesa Agropecuária(Indea), Maria Auxiliadora Diniz.