Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nova tecnologia em túnel de congelamento helicoidal

York Refrigeration apresenta um novo TCH para produtos IQF e que pode ser montado na fábrica.

Redação AI 13/08/2002  A York Refrigeration estará apresentando ao mercado durante a Mercoagro 2002, um tunel de congelamento helicoidal (TCH), projetado para o congelamento e resfriamento de produtos IQF individual quick freezing, que pode ser montado em fábrica.

Um dos diferenciais da nova tecnologia utilizada para a fabricação do TCH é a alternativa de esteiras plásticas. Os túneis até hoje instalados no Brasil possuem esteiras em aço inoxidável; as esteiras plásticas possuem vantagens como a leveza, a superfície anti-aderente e o apoio contínuo e uniforme do produto.

No projeto do TCH York as esteiras plásticas, aprovadas para o contato direto com os alimentos, são fornecidas pela empresa americana KVP Falcon.

O congelamento imediato pelo sistema IQF reduz as perdas por desidratação de produtos como hamburgers, empanados, lasanhas, cortes de frangos/suínos, pescados, sorvetes, pães e laticínios. Sem necessidade de bandejas, o tempo de retenção de cada produto pode ser controlado através de um conversor de freqüência, variando a velocidade da esteira.

Os projetos dos túneis de congelamento da York são realizados conforme as necessidades de cada cliente e têm eficiência e performance comprovados por dezenas de túneis instalados nos principais frigoríficos do Brasil há mais de 20 anos.

Os túneis de congelamento helicoidal York são normalmente projetados com um sistema de lavagem dotado de dispositivo automático para a higienização da esteira, que permite seu funcionamento contínuo por mais de 20 horas; é fabricado com piso metálico que absorve toda a carga do túnel e requer um concreto magro sem armação no contrapiso; e é acionado por motoredutor e corrente, de fácil manutenção.

Em termos de processo, os produtos a serem congelados/resfriados são dispostos sobre a esteira, manualmente ou diretamente pela máquina formadora (caso de hamburgers e nuggets); são transportados no interior do tunel York conforme o tempo requerido pelos produtos esse tempo varia de acordo com o tipo e tamanho do produto; a ventilação que mantém a homogeneização do ar em torno do produto, pode ser vertical ou transversal; e o produto ao sair do túnel está pronto para ser embalado e armazenado em câmara de estocagem de congelados ou resfriados.

As variações no projeto do túnel helicoidal York permitem: o congelamento individual de camarão e filés de pescados a partir da colocação de esteiras de diferentes tipos de malha; congelamento de cortes individuais de frango com glaceamento do produto na saída para minimizar a desidratação; ideal para a indústria de panificação pois é usado tanto para o resfriamento/crescimento de pães antes e após seu cozimento, quanto para o congelamento de pães de queijo e massas de pão; entre outros.