Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novidades no Show Rural Coopavel 2005

<p>Evento deverá reunir cerca de 140 mil visitantes do Brasil e do exterior.</p>

Da Redação 19/01/2005 – Faltam poucos dias para o início do maior evento de difusão de tecnologias da agropecuária brasileira. O Show Rural Coopavel 2005, que é promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, acontecerá de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, em Cascavel Paraná.

A busca pelo conhecimento é o que estimula, anualmente, milhares de agricultores a visitarem o Show Rural Coopavel. Neste ano, o público esperado é de cerca de 140 mil pessoas do Brasil e do exterior. Serão 281 expositores, empresas das áreas de pesquisa, de insumos, máquinas, transporte e equipamentos, distribuídas por uma área de 72 hectares.

Para atender bem ao visitante, a cooperativa investiu pesado na reestruturação do Centro Tecnológico Coopavel, onde acontece o evento. Além de calçamento, o Show Rural Coopavel foi pioneiro na instalação de ruas cobertas e este item de conforto foi ampliado em 2005. Ao mesmo tempo, o local ganhou um novo visual paisagístico com a instalação de portal de entrada, construção de lagos, cascatas e chafarizes, além de novas praças para descanso, dotadas de bancos, sombra e música ambiente.

“Nosso objetivo é oferecer sempre o melhor ambiente para os visitantes”, lembra o coordenador do evento, Rogério Rizzardi. Além da entrada gratuita, o Show Rural Coopavel oferece ainda estacionamento livre com capacidade para seis mil veículos, água potável em todo o parque e também conta com um restaurante preparado para servir até 100 mil refeições durante os cinco dias.

Um mundo de novidades

Mas, não são apenas os itens de conforto que deverão chamar a atenção dos agricultores. Já em sua 17a. edição, o Show Rural Coopavel é reconhecido como um importante elo de ligação entre a Pesquisa e o setor produtivo. Por isso, muitas novidades constam da programação do evento, abrangendo variadas atividades agropecuárias que podem ser desenvolvidas, independentemente do tamanho da propriedade.

Durante os cinco dias, empresas de pesquisa, como Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) transferem parte de suas equipes para atender diretamente os agropecuaristas. A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), ligada ao Governo do Paraná, também mantém um estande onde apresenta alternativas de diversificação para a agricultura familiar.

Já outras empresas privadas voltadas ao agronegócio aproveitam o evento para lançar produtos, apresentar novas variedades e oferecer serviços diversos. Neste ano, a novidade é a participação de expositores nas áreas de transporte caminhões e utilitários que se juntam ao já tradicional setor de máquinas e implementos agrícolas. Outro destaque é a apresentação de aviões agrícolas, muito utilizados no trabalho de pulverização em grandes propriedades.

A pecuária de corte ganhou um amplo espaço, com tecnologia dirigida, onde terá demonstrações práticas de manejo do rebanho, transferência de embriões, integração da lavoura com a pecuária e demais tecnologias de produção com menor custo e maior ganho. A suinocultura também terá como uma das atrações a tecnologia de inseminação artificial.

Numa área à parte, é abordado um tema que ainda gera muitas dúvidas aos agricultores, a Tecnologia de Aplicação de defensivos. Professores universitários, pesquisadores e representantes da indústria trazem informações sobre a melhor forma de realizar pulverizações terrestres. Na questão ambiental, a maquete é o principal atrativo pela profundidade e criativa forma de apresentação do assunto.