Redação (29/03/07) – Faz parte do planejamento para a gestão frente à secretaria dar prioridade às parcerias com universidades e instituições de pesquisa. “Queremos implementar a pesquisa no Estado, mas principalmente viabilizar isso para o produtor, pois não adianta ter estudos avançadíssimos se eles não são aplicados.”
Como forma de viabilizar a produção aos pequenos produtores, Veloso diz que vai fortalecer o associativismo e cooperativismo entre os agricultures. “Essa é a melhor forma de fazer com que eles tenham mais sucesso na atividade”, argumenta ele.
Ele acredita que, uma vez associados, os produtores têm mais chances de conseguir créditos, empréstimos e até de comercializar a produção. Nesse contexto, a Secretaria da Agricultura pretende disponibilizar recursos humanos para treinamento. “Daremos todo o aporte técnico e burocrático em todas as fases da criação da cooperativa”, informa o secretário.
Segundo o secretário, o maior desafio à frente do órgão é fazer com que o Estado não perca o foco na agropecuária, levando em conta a situação do produtor. “Queremos continuar aumentando a produção, mas sem prejudicar o produtor”, diz.
Veloso promete se aliar às outras secretarias para resolver as principais questões do campo, principalmente o que se relaciona ao escoamento da produção. “Queremos estar em contato com as entidades representativas para ter um mapa da situação das estradas do Estado, para então, junto à Agetop, resolver o problema das vias de escoamento”, promete.