Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novos dirigentes da Emater/RS-Ascar visitam sede da instituição

<p>A visita à sede da Instituição antecedeu o encontro que os diretores manteriam, no final da tarde, com o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, João Carlos Machado.</p>

Redação (14/02/07) – O presidente indicado para comandar a Emater/RS-Ascar na gestão 2007/2010, engenheiro agrônomo Mario Augusto Ribas do Nascimento, e seu diretor Administrativo, médico veterinário Cilon Carlos Fialho da Silva, foram recebidos nesta terça-feira, 13, pelo presidente da Emater/RS, Ricardo Schwarz, e pelo diretor Técnico, Dirlei Matos de Souza.


Mario Augusto Ribas do Nascimento (à esquerda) e Ricardo Schwarz

Ao ressaltar que assume um cargo em perfeita sintonia com sua trajetória profissional e familiar, Nascimento destacou o conhecimento que tem de todo do vasto e importantíssimo trabalho executado pela Instituição. Entusiasmado com a tarefa que tem pela frente, destacou a integração de ações com o cooperativismo, a agroindústria e os parceiros como um dos desafios a vencer. “A Emater é ágil, é os dois braços da Secretaria da Agricultura”, elogia.

Com a família proprietária de terras nas Missões, onde planta milho, soja e outras culturas, além de criar gado de corte, desde que se formou em Engenharia Agronômica na Universidade de Passo Fundo, há 21 anos, envolveu-se com o agronegócio, quer atuando na iniciativa privada, quer como dirigente e prefeito, em dois mandatos, de São Miguel das Missões.

Nascido há 43 anos em Santo Ângelo, Nascimento lembrou que sua atividade sempre, de alguma forma, tinha vinculação com ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar. “Lembro que desde 1986, quando comecei a trabalhar diretamente na atividade, em viagens técnicas, em reuniões com setores ou representantes de alguma entidade, sempre havia a presença de um extensionista, permitindo que, desde então, eu mantenha uma relação direta com a Instituição, parceira integrada com os municípios onde atua”, destacou.

Depois de presidir, por seis anos, a Comissão de Agricultura da Famurs, Nascimento começou a coordenador projetos para a URI, todos voltados para o desenvolvimento do setor primário. Um período durante o qual também presidiu a Associação dos Municípios das Missões (AMM) e a Fundação dos Municípios da Região das Missões. “Sempre estive com os agricultores, quer na condição de produtor, quer como dirigente ou profissional em busca de soluções que ajudassem todo o segmento, debatendo alternativas que representassem resultados positivos para todos”, afirmou.

Orgulhoso de integrar o quadro funcional da Instituição, o novo diretor Administrativo admitiu estar feliz em poder participar de um cargo tão importante. “É a valorização de todos os meus colegas”, observou. O ingresso do médico veterinário na Emater/RS-Ascar ocorreu há oito anos e meio, a partir da sua transferência da Corlac. Em 1994 assumiu a área de criações e agroindústrias do Escritório Municipal de Erechim.

No ano seguinte passou a ser Assistente Técnico Regional do Escritório Regional de Erechim, sendo responsável pelas áreas de piscicultura, agroindústria e rastreabilidade. O incentivo ao produtores e assistidos a incorporarem nas propriedades o sistema de rastreabilidade, aliás, é um dos desafios que Cilon tem pela frente. “O processo é bastante interessante e confere confiabilidade para os produtores, e o adotado pela Emater/RS-Ascar vem de encontro às necessidades”, acentuou.