Redação (02/08/06)- As primeiras obras e reparos patrocinadas pelo Estado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, começam hoje a 25 dias do início da 29 Expointer. O coordenador da mostra, Flávio Vaz Netto, que acompanho, ontem, a assinatura de cinco contratos para execução dos trabalhos, garante a conclusão até o dia 26, data de início da exposição. A partir de hoje, até a próxima terça-feira, serão iniciadas recuperações como das esferas, telhados dos pavilhões de gado de corte e leite, urbanização de quarteirão no parque, reinstalação de rede de energia elétrica e reforma do Restaurante Internacional. Dos outros cinco contratos a serem firmados, quatro estão atrelados a licitações que deverão ter propostas abertas hoje.
No total, as reformas do governo gaúcho estão orçadas em R$ 1,15 milhão. Parceiros da iniciativa privada também estão investindo, a exemplo do Simers, que destina R$ 850 mil. Ontem, a Comissão Executiva da Expointer, formada por integrantes da Secretaria da Agricultura (SAA), detalhou a execução da mostra que será lançada, hoje, às 8h30min pelo governador Germano Rigotto, em cerimônia no Palácio Piratini.
Apesar da inscrição de 6.307 animais, a exposição deste ano não deve contar com exemplares suscetíveis à aftosa de fora do RS. O secretário da Agricultura, Quintiliano Vieira, confirmou a manutenção da portaria 295, que impede a entrada de carne com osso e gado em pé. “Não há segurança técnica para uma liberação.” Contudo, afirmou que, caso haja determinação judicial exigindo a entrada de animais, a legislação será cumprida. “Lei se cumpre, mas sanidade se conquista e se mantém mercado”, pontuou. A entrada de animais no parque ocorrerá a partir de 21 de agosto até a meia-noite do dia 25. Entre as exigências sanitárias indispensáveis estão: apresentação de GTA, identificação e exames específicos, conforme o regulamento da feira, que vai até 3 de setembro.