Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Galinha Caipira

Ovos pelos correios

<p>Empaer, entidade do Mato Grosso, comercializa ovos do frango caipira "Índio Gigante" utilizando os serviços dos correios.</p>

No Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá – MT), a procura pelos ovos e pintinhos da raça de ave caipira Índio Gigante aumentou em 40% e estão produzindo em média 1,2 mil ovos por mês. Com um plantel de 100 matrizes, a cada 21 dias, são retirados 85 pintinhos e comercializados em todo o estado de Mato Grosso. Os ovos estão sendo enviados para os produtores rurais pelos Correios.

Essa nova raça de ave é considerada precoce, atinge o comprimento de 1 metro de altura (medindo da unha a ponta do bico) e chega a pesar até 3 quilos em 120 dias. O técnico agropecuário da Empaer Manoel Paula de Almeida é responsável pelo desenvolvimento e expansão da raça caipira na região. Ele explica que a galinha caipira tradicional leva em média 12 meses para atingir o peso de 2 quilos, em criação extensiva.

As vantagens do Índio Gigante são a precocidade, rusticidade, beleza, tamanho, carne macia e saborosa. É um frango com todas as características do frango caipira comum. E as fêmeas caipiras põem em média 30% mais ovos que as similares comuns.