Redação SI 06/06/2003 – Aumentar o consumo da carne suína e reduzir a sua produção nacional foi a solução sugerida por Odacir Zonta, deputado de Santa Catarina, para amenizar a crise setorial que perdura desde o primeiro trimestre de 2002. As propostas foram apresentadas durante a audiência pública da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara, realizada esta semana em Brasília.
Para concretizar a primeira solução, Zonta afirma que é necessário produzir uma agressiva campanha de marketing, de forma a atingir mercados internos e externos. Medidas como incluir o produto na merenda escolar, nos refeitórios das Forças Armadas e das Polícias Militares e no programa Fome Zero, são outras saídas apontadas.
No caso de diminuir a produção, evitando o excesso de oferta e assim a crise de preço, o parlamentar diz que uma saída eficaz é planejar a produção ao genuíno modelo europeu. “É necessária uma redução de 20% a 25%”, especifica Zonta. Além disso, recomenda a formação de um grupo de trabalho integrado pelas três esferas de governo, agroindústrias e órgãos de pesquisa para a busca de soluções para a suinocultura.
O deputado explica que, antes de intervir no mercado, as margens de lucratividade nas relações criador/agroindústria, agroindústria/atacadistas e atacadistas/varejistas e varejistas/consumidores devem ser definidas para evitar a exploração dos agentes econômicos mais frágeis da cadeia produtiva. Segundo ele, não existe vantagem na criação de CPI. “Uma CPI irá investigar o que passou e nós precisamos encontrar solução para o futuro”.