Redação AI 28/01/2002 – O balanço da avicultura paranaense em 2001 revelou que a atividade obteve o melhor desempenho dos últimos dez anos, consolidando o Estado como maior produtor do País. Ano passado, os abates cresceram 11% em relação a 2000. As exportações também bateram recorde, com um aumento de 26%. O número de cabeças abatidas passou de 610 mil para 676 mil.
Entre os fatores que proporcionaram um ano favorável à avicultura destacam-se o aumento do consumo interno, por conta do preço competitivo da carne de frango; a demanda internacional, com a abertura de novos mercados; e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Paraná, que reduziu em 2 % a carga tirbutária do setor.
O último levantamento realizado pela Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná (Avipar) aponta que as exportações paranaenses em 2001 atingiram 320 mil toneladas, igual a 28,5% da exportação nacional, que foi de 1,24 milhão de toneladas. O desempenho do Paraná contribuiu para o crescimento das vendas nacionais ao mercado externo que avançaram 36,7%, com destaque para os negócios fechados com Oriente Médio, Europa e Ásia. Nesse período, a receita cresceu aproximadamente 60%, chegando a US$ 1,4 bilhão.