Redação (11/08/2008)- O município de Pinhal, com produção anual superior a 31 mil leitões, foi o cenário para a assinatura de uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), que promoverá a qualificação das granjas e incentivará o consumo de carne suína. As duas instituições aproveitaram o 35º Dia do Porco Estadual para, nessa sexta-feira (8), se comprometerem a desenvolver ações conjuntas que incluem desde o treinamento de produtores e de técnicos do Serviço de Extensão Rural e de outras entidades até a capacitação de um curso básico sobre corte de carne suína. “É um compromisso inédito e que vai incentivar o aumento do consumo de produtos suínos”, confia o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento. O dirigente esteve na abertura do evento, no Ginásio Fundaluz Creluz, e que teve a participação do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócios do Estado, João Carlos Machado, e do presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, entre outras autoridades.
O termo de cooperação estabelece que a Emater/RS-Ascar realize treinamentos aos técnicos e produtores objetivando qualificá-los para que atuem nas áreas da suinocultura e do meio ambiente, objetivando tornar mínimos os impactos ambientais na atividade. Determina ainda que auxilie na motivação de suinocultores para debaterem a atividade em encontros, buscando resolver problemas e vislumbrar perspectivas para o segmento. A Instituição também deverá capacitar nutricionistas e merendeiras sobre os benefícios e o aproveitamento da carne suína no cardápio da alimentação escolar, e implementará, no Centro de Treinamento, um curso sobre corte de carne suína. “Vamos realizar os cursos em exposições e feiras, onde a presença do grande público levará os visitantes a consumirem mais carne suína”, acredita Nascimento.
A Acsurs, por sua vez, se encarregará de promover o consumo de cortes de carne suína por meio de atividades socioeducativas, fornecendo material educativo, como cartazes, folders e CDs. Igualmente patrocinará os custos do instrutor para ministrar os cursos destinados a instrutores e extensionistas.
A programação da edição número 35 do Dia do Porco Estadual enfocou temas como o comércio internacional de carne suína diante dos altos preços do milho e da soja e as políticas da suinocultura gaúcha. O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócios do Estado, João Carlos Machado, expôs as ações da Pasta com foco na defesa sanitária animal. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.