Depois de quase 15 dias de trabalho, a equipe técnica da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), finalizou parte do Projeto de Incremento da Produção Tecnificada de Aves em Unidades de Produção Socialistas da Venezuela, parceria com o Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA), que previa o dimensionamento do sistema de produção e a concretização dos trabalhos de construção das instalações.
Os resultados foram apresentados ao Vice Ministro de Circuitos Agroalimentário, pertencente ao Ministério de Agricultura e Terras daquele país, Ivan Gil. No encontro, que foi durante um café da manhã, estavam presentes o pesquisador e Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Suínos e Aves Gilberto Schmidt, o técnico Márcio Saatkamp e o representante do Escritório da Embrapa na Venezuela Elias Freitas Júnior.
A principal ênfase foi dada para a apresentação da proposta de dimensionamento e logística de produção de aves, que teve como foco a maximização da eficiência produtiva. A elaboração da proposta teve como base as visitas realizadas em Unidades de Produção Socialistas. De acordo com Gilberto Schmidt, o Vice Ministro acatou a solicitação de tentar integrar todos os projetos de produção que estão sendo implantados pelos diversos órgãos governamentais com vista areduzir esforços e investimento.
Como parte do programa de atividades na Venezuela, a equipe técnica da Embrapa Suínos e Aves visitou a Unidade de Produção Socialista (UPS), no Núcleo de Desenvolvimento Endógeno Socialista (NUDES) “la Califórnia” na Região deMaracay. Durante a visita, além dos fatores logísticos como distância, acessos, número de trabalhadores, etc, a equipe avaliou a infraestrutura de produção (condições tecnológicas e estado de conservação da infraestrutura e equipamentos), a capacidade de produção de frango de corte e os desempenhos técnicos e econômicos.
De acordo com o pesquisador Gilberto, os dados encontrados foram muito positivos. “A Unidade é implantada numa área de 250 ha com capacidade para atender até 127 famílias, alojadas em casas individuais, e a infraestrutura paraa produção de frango é composta por 48 galpões com um nível tecnológico e estado de manutenção excelente”, observou.
Outra visita que fez parte do trabalho da Embrapa foi para avaliação de uma futura granja de reprodução e a planta de incubação. O objetivo principal foi ode dimensionar e estabelecer a estratégia de alojamento de matrizes e produção de pintos de corte. A granja esta localizada na Região de el Tigre, no Estado Anzoátegui. De acordo com o pesquisador, a capacidade de alojamento será de aproximadamente 90 mil matrizes, com produção diária em torno de 25 mil pintos de um dia, que serão utilizados para abastecer as granjas de produção ligadas ao projeto Venezuelano de produção de frango, coordenado pelo Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA) e pela Companhia Venezuela Agricola (CVA).
A parceria entre o Governo Venezuelano e a Embrapa iniciou ainda no ano passado, em 2008, por meio do escritório que a Empresa instalou em Caracas, a Embrapa Venezuela. No total são cinco projetos a serem desenvolvidos em parceria
com a Embrapa e um deles é específico para a produção de frango de corte, no qual a Unidade de Concórdia será a responsável.
Esta é a segunda visita dos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves à Venezuela desde o início da parceria e o objetivo foi o de trabalhar no dimensionamento do sistema de produção e concretizar os trabalhos de construção das instalações. A Embrapa atuará como consultora neste projeto.