Redação (30/07/07) – O indicador não registra quedas desde o fim de junho, e a nova alta foi determinada por fortes aumentos dos preços do tomate e da batata, que são muito suscetíveis a variações climáticas. Na semana passada, segundo a RC, o tomate subiu 11,9% no atacado de São Paulo, enquanto a batata registrou salto médio de 3,4%.
Também registraram alta das cotações no período o feijão (3,8%), o milho (3,3%), o arroz (1,2%), o açúcar (0,7%), o boi gordo (0,5%), o café (0,4%), o trigo (0,2%) e o algodão (0,1%).
Sempre de acordo com o balanço feito pela consultoria, não variaram os preços da soja e do leite, e houve recuo nos casos de frango abatido (4,2%), laranja (2,9%), suíno (2,7%) e ovos (0,8%).
Com esses últimos resultados, o índice da RC passou a acumular, em julho, variação positiva de 0,7% em relação a junho. Na comparação com a média de julho de 2006, o indicador acusa uma valorização da ordem de 22,5%.
No campo paulista, como já informou o Valor, os preços ao produtor seguem, em média, em queda, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura do Estado.