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Mercado Interno

Pernil encarece 36%

As carnes, de modo geral, tiveram oscilação de preços neste fim de ano e custam 25% a mais nos mercados do ABC paulista.

Pernil encarece 36%

Os moradores do Grande ABC podem preparar os bolsos para gastar mais neste fim de ano. Pesquisa feita pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), com itens que não podem faltar na ceia, mostra que a famosa cesta de Natal está, em média, 4,20% mais cara em 2010. Entre as principais altas estão as castanhas e o tradicional pernil que custam, respectivalmente, 46% e 36% mais que no ano passado.

Para o autor da pesquisa e engenheiro agrônomo da Craisa, Fábio Vezzá de Benedetto, parte dos aumentos ocorre por conta da maior procura no período e não por motivos pontuais, como problemas de safra ou clima. “É o caso da castanha-do-pará, por exemplo. Mas todos os produtos estão cerca de 10% mais caros neste ano. Os únicos que dão alívio ao consumidor são as frutas secas”, avalia.

As carnes, de modo geral, tiveram oscilação neste fim de ano e custam em torno de 25% mais. O peru sai, em média, R$ 10,30 o quilo, enquanto o pernil não é encontrado por menos de R$ 10.

“Por conta dos preços da carne deste ano, (que subiram até 20% em relação ao mesmo período do ano passado), isso já era esperado. Na verdade, os fornecedores de carne de porco já avisaram que vão rever preços por conta da alta da bovina e do frango”, avisa Benedetto.

Com a revisão dos valores da carne, o bacalhau também ficará mais salgado na ceia natalina. O peixe já custa, em média, R$ 20 o quilo e a previsão é de que quanto mais perto do Natal, mais caro fique.

“Cotamos vários tipos de bacalhau e ele varia muito de acordo com a qualidade (tamanho). Mas ainda está chegando às gôndolas. Esperamos que ele tenha aumento, sim, em breve”, diz o engenheiro.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) já havia divulgado que os preços das aves estariam, em média, 10% mais caros no Natal.

Benedetto ressalta que quanto mais cedo o consumidor for às compras, menos deve desembolsar nos produtos. “Nossa experiência mostra que na semana do Natal há grande alteração nos valores. Por isso, fazemos a pesquisa antes”, afirma.

O vice-presidente da Apas, Orlando Morando, salienta que a entidade trabalha para evitar altas próximas ao feriado natalino.

Panetone – Apesar de ser item indispensável na festa de Natal, o panetone é um dos itens que trazem a menor variação entre os supermercados neste ano. O produto subiu entre 2009 e 2010 até 20% de acordo com a marca e o tamanho escolhidos.