O seu Epitácio Filho é criador de frango no município de Altos, região norte do Piauí. Ele mantém 90 mil aves em cinco galpões. Três deles acabaram de ser ampliados. “Nós passamos de um galpão de quatro mil aves para 30 mil aves cada galpão”, conta ele.
Como o seu Epitácio, outros 60 criadores atuam no estado. Muitos aumentaram a produção, e segundo a Associação Piauiense de Avicultura, o setor teve entre janeiro e agosto um crescimento de cerca de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com alojamentos e produção maiores, aumentou também a demanda por mão de obra. Até agosto, 180 novas vagas foram abertas, 10% a mais do que no ano passado.
O crescimento da avicultura no Piauí tem relação direta com o aumento do consumo de frango no Estado. O mercado interno reduziu em 20% as importações do sul e sudeste e passou a consumir mais o frango produzido na região.
O aumento da produção de milho nos cerrados piauiense também ajudou a avicultura no estado. A ração ficou mais barata e mais perto da granja.
“Antes nós tínhamos que entrar na bolsa e concorrer com grandes empresas e mandar buscar o milho nos estados do sul e sudeste. Hoje nós temos todo milho dentro do estado do Piauí, de boa qualidade e novo”, diz um criador.
Segundo a Associação dos Produtores de Pintos de Corte, o crescimento da criação de frangos no nordeste, no primeiro semestre, foi de cerca de 12% em comparação com o mesmo período de 2008.
Assista a matéria no portal Globo.com