Dando prosseguimento às ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS no Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), em parceria com o SEBRAE/RS, realizaram duas campanhas de incentivo de vendas de carne suína em dois supermercados de Passo Fundo: Nenê, localizado no Centro da cidade e no Planalto Werlang, situado no bairro São Vicente de Paulo. Antes de a ação ocorrer, os açougueiros dos dois supermercados já haviam recebido um treinamento completo, estando aptos a oferecer aos clientes dos dois estabelecimentos os novos cortes, evidenciando, dessa maneira, toda a praticidade do preparo da carne suína.
Durante a campanha, entre os cortes oferecidos para os clientes estavam o bife suíno à milanesa, coxão mole, picadinho strogonoff suíno, carne moída suína, filé suíno, carré suíno, coxão de fora, maminha com alcatra suína, patinho suíno, tatu suíno e lombo suíno. Com essas novas variedades, juntamente com as promotoras que realizaram as degustações desses cortes nos supermercados, além de entregar receitas e orientar os clientes acerca das informações nutricionais da proteína, os dois estabelecimentos conseguiram aumentar as vendas de carne suína dentro de trinta dias, período em que foi realizada a campanha. O supermercado Nenê teve um crescimento de 23%, ao passo que o Planalto Werlang obteve um aumento de 24% nas vendas de carne suína durante o mês de junho desse ano, comparado ao mesmo período de 2010.
Segundo Rodrigo Ramos Rizzo, Diretor Executivo do PNDS no Rio Grande do Sul, “no mercado Nenê, onde o proprietário teve uma visão adequada do PNDS, a campanha obteve um bom resultado. Nesse estabelecimento o conceito foi sedimentado e os clientes, já na segunda semana, perguntavam pelos cortes”, afirmou. Já no mercado Planalto Werlang, “os proprietários tem intimidade com a carne suína há muitos anos e a família proprietária do estabelecimento tem tradição neste setor. Eles possuem um frigorífico e abatem os seus próprios animais, além de fazerem embutidos e outros subprodutos” enfatizou Rizzo, evidenciando alguns dos fatores que explicam os bons resultados obtidos pela campanha.
Para Ivaelso Chiba, proprietário do mercado Nenê, “foi uma campanha diferente, nunca antes realizada e que os clientes gostaram, pois os novos cortes apresentados e vendidos, combinados com a ação da promotora, chamaram a atenção deles, despertando o seu interesse. As pessoas, além de provarem os novos cortes também os compravam. Além disso, o corte que mais foi vendido foi o coxão mole, pois ninguém conhece aqui, ninguém sabia que existia o coxão mole de carne suína”, expôs.
Já para Adilson Dias Talfer, açougueiro do mercado Planalto Werlang, que participou inclusive do treinamento de açougueiros, “os clientes gostaram bastante da ação, ficando admirados, pois não conheciam essa variedade de cortes de carne suína. Muitos nem sabiam que existia o coxão mole, que foi o corte mais vendido. Antes vendíamos apenas a costela e o pernil, enquanto que, com a campanha do PNDS, oferecemos 10 cortes diferentes de carne suína. Vendemos bastante, para clientes de diferentes faixas etárias”, afirmou surpreso. O mercado Planalto Werlang, inclusive, vai estender a campanha oferecendo os cortes e a degustação, além da entrega das receitas, no mês de agosto novamente, segundo um dos proprietários, Olavo Werlang.