Durante o período de 22 a 24 de julho colaboradores de redes de supermercados, agroindústrias e frigoríficos da cidade de Goiânia receberam capacitação para desenvolver os novos cortes de carne suína no 2º Curso de Cortes Especiais, desenvolvido pela Associação Goiana de Suinocultores (AGS) junto ao Sebrae/GO. O curso é mais uma ação com foco no aumento de consumo da carne, como parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, em parceira com o Sebrae Nacional e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
Nos três dias de curso foram capacitados mais de 100 profissionais do setor, incluindo 26 pessoas da indústria de produtos suínos Delta Alimentos, que atende diversas empresas no estado e também 18 participantes do supermercado Pro Brazilian, um dos grandes estabelecimentos do setor com mais de cinco lojas em Goiânia e região. Além disto, foram capacitados mais de 50 profissionais de diversos estabelecimentos que comercializam carne suína e desejam incorporar novos cortes para atrair mais consumidores e fidelizar os clientes através das novidades apresentadas.
Para Cleiton Alves, negociador de perecíveis do supermercado Pro Brazilian, o curso trouxe grande mudanças tanto para os profissionais, quanto para a organização do estabelecimento. “Já marcamos uma reunião com os responsáveis na área para adequar nossas estruturas de acordo com o que foi proposto no treinamento”. Segundo ele, também serão feitas mudanças na nomenclatura dos cortes disponíveis aos consumidores, e também na linha de trabalho dentro do açougue, além do cadastro de novos cortes e produtos.
A Delta Alimentos também já instituiu mudanças. “Os supermercados que atendemos e que contaram com profissionais no treinamento já estão com os cortes nas gôndolas, pois acreditamos que essa mudança alavancará significativamente as vendas”, contou a gerente da indústria, Denise Barbosa de Oliveira. A empresa pretende adquirir também novos equipamentos para comercializar os cortes suínos já embalados e há projeto para a inauguração de uma boutique especializada em carnes suínas, em Caldas Novas (GO). “Nosso foco é mostrar para o consumidor, principalmente às donas de casa, que a carne suína é muito mais que pernil e lombo, oferecendo a esse público cortes considerados nobres como a picanha e o filé mignon”.
Crenilda Neves, gerente-executiva da AGS, acredita na mudança que esses treinamentos trarão no hábito de compra dos consumidores. “Alterar a apresentação da carne suína, oferecer em porções menores e ainda apresentar cortes desconhecidos e que agradam o consumidor é o caminho para atingirmos a meta de aumento”.
O próximo “Curso de Cortes Especiais de Carne Suína” acontece em Rio Verde (GO) dia 17 de agosto, durante toda manhã e noite, para profissionais da região. Em setembro também há previsão para treinamento da cidade de Anápolis, segundo a Associação.