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Marketing

PNDS em Goiânia (GO)

Hipermercados de Goiás iniciam oficinas gastronômicas de carne suína de 16 de novembro a 03 de dezembro para fomentar consumo.

PNDS em Goiânia (GO)

Começou ontem mais uma ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) que irá movimentar os hipermercados e supermercados de Goiânia. De 16 de novembro a 03 de dezembro, 10 redes receberão renomados chefs da gastronomia goiana preparando ao vivo pratos à base de carne suína na Oficina Gastronômica de Carne Suína. O lançamento aconteceu no hipermercado Extra e contou com mais de 100 pessoas entre representantes das entidades parceiras e consumidores, que puderam provar as receitas de fricassé de carne suína e uma guirlanda suína preparadas pelos experientes chefs de cozinha, Emiliana Azambuja e Humberto Marra.

A ideia inusitada é da Associação Goiana de Suinocultores (AGS) em parceira com o Sebrae estadual, a Associação Goiana de Supermercados (AGOS), além de frigoríficos, distribuidores e também da Associação de Donas de Casa de Goiás. Como parte das ações do PNDS no estado, o objetivo é promover e valorizar a carne suína e ainda estimular o consumo, divulgando a versatilidade da carne e as possibilidades de cortes e pratos para o dia-a-dia.

As oficinas reunirão no mesmo espaço a prática e a teoria. A proposta, segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, é utilizar as variedades gastronômicas que a carne suína oferece, para levar conhecimento sobre sua importância para a saúde humana por meio de palestras e a preparação de receita. Ricardo Carmo, gerente geral do Hipermercado Extra, conta que a expectativa é que a ação não só atraia mais clientes ao supermercado, como também aumente o consumo de carne suína na rede. “Acreditamos na ação e na divulgação da carne suína e temos certeza que traremos grandes resultados”. Como no lançamento, a ação acontecerá dentro das lojas por entre as gôndolas dos supermercados próximo ao açougue, num espaço montado para cerca de 30 pessoas.

O presidente do Sebrae/Go, João Bosco Umbelino, destacou a parceria e o empenho da entidade nas ações de fomento do consumo da carne suína. “O Sebrae não poderia deixar de atuar num projeto que busca o desenvolvimento de cada elo dessa cadeia” e ainda completou “acreditamos nos resultados que ações como essa podem trazer para o amento de consumo e temos convicção de a meta de aumento de 2kg per capita não só é possível como conseguiremos atingir 15kg”. Já o presidente da AGOS, João Bosco Oliveira, elogiou a ação e ressaltou a escolha estratégica das lojas para realização das oficinas. “A campanha busca atender o consumidor de todas as classes, com cortes de vários formatos e preços, por isso, a escolha de cada supermercado foi estratégica, temos lojas em bairros de classe A a C”.

O diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser, elogiou o ineditismo da ação. “Essa é uma ação única, nunca antes realizada pela ABCS, por isso, nosso intuito é levar o modelo par outros estados junto às associações e Sebraes estaduais”. A nutricionista Gleiva Staciarini que também esteve presente no lançamento da oficina apresentou valores nutricionais da carne suína, sua importância na alimentação humana, além de técnicas de armazenamento correto de produtos, e desmistificou alguns preconceitos e mitos sobre o consumo da carne questionado pelos consumidores presentes.

Responsáveis pelas oficinas, Emiliana Azambuja e Humberto Marra vão ensinar a preparação de receitas e dar dicas de como montar e formatar pratos, introduzir novas técnicas de preparo e etc. Entre as receitas estarão risoto de lombo suíno, mini káfitas suínas à moda dos chefs, quiche suíno surreal, joelho de porco à moda alemã e fricassé de lombo suíno brejeiro. O projeto será encerrado no dia 10 de dezembro com a realização de uma oficina em parceria com Associação de Donas de Casa para cerca 350 mulheres.