Mais uma ação ambiciosa do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) foi iniciada na última quinta-feira (26), em Brasília (DF).
Já reconhecida por ser pioneira em diversas atuações do Projeto como o lançamento estadual, a cartilha para treinamento das promotoras e também o Festival Sabor Suíno que esse ano pretende atender mais de 30 restaurantes, a Associação dos Suinocultores do Distrito Federal (DFSuin) acredita que para atingir a meta de aumento de 2kg per capita no consumo brasileiro de carne suína é preciso investir na base mais sólida que são os treinamentos e a capacitação de profissionais do setor.
Com essa visão, a entidade realizou um curso de capacitação de multiplicadores de cortes no DF em um dos frigoríficos da ASA Alimentos na região. Parceira da ação, a empresa disponibilizou oito meias carcaças para que três profissionais recebessem o treinamento por meio dos métodos e técnicas do mestre açougueiro Daniel Furtado, profissional que está atuando nos 7 estados do PNDS.
Associação considera o treinamento de extrema importância tanto para o DF quanto para o Projeto como um todo. “Existe uma demanda do próprio setor para esses multiplicadores por meio do PNDS e a gente sabe que a tendência é ampliar ainda mais essa necessidade, por isso já nos adiantamos para a melhor atender”, explicou a gestora-executiva da DFSuin, Anny Almeida. Ainda segundo ela, a ação é ainda mais ambiciosa. “Desejamos que esses profissionais também possam atuar nos outros estados como multiplicadores, auxiliando na disseminação das técnicas e ampliando o alcance do Projeto”.
Patrícia Leão, zootecnista e instrutora de Senar DF, junto ao técnico agrícola e também instrutor do Senar DF, Paulo Donizetti, que realizaram a capacitação, acreditam na disseminação das técnicas por meio de um profissional qualificado. “Compreendemos a necessidade do PNDS, por isso estamos bastante engajados com a causa e confiantes nos resultados que conseguiremos junto ao DF e aos outros estados”, ressaltou Paulo.
Na próxima semana os multiplicadores em formação já entrarão em ação: serão realizados três treinamentos em lojas da rede Extra e Carrefour onde serão implantadas mais três campanhas nas lojas de hipermercados em Brasilia através da parceria DFSuin, Sebrae/DF e Asa Alimentos, via PNDS.
“A ABCS vem agora consolidar um importante passo, multiplicar instrutores de cortes suínos para atender as demandas do PNDS. A novidade é que introduziremos também uma parte teórica nesses novos modelos de cursos, trabalhando a desmistificação da carne suína para os açougueiros, bem como noções de Boas Práticas de Alimentos, questões da higiene e atendimento ao consumidor”, destacou Fabiano Coser, Diretor-executivo ABCS. Ainda segundo ele a meta é alcançar novos multiplicadores e esse formato em todos os estados.